DEFINIÇÃO
Segundo Bernie Dodge (professor da San Diego State University), definido em 1995, a WebQuest é uma investigação orientada na qual algumas ou todas as informações com as quais os aprendizes interagem são originadas de recursos da Internet, opcionalmente suplementadas com videoconferências, chats, fóruns, correio eletrônico e uso de outros recursos para produção de escritas colaborativas, tais como wiki, blogs, etc., não apenas da web, mas atividades em sala de aula.
TAREFA
Construir uma cartilha partindo da reflexão do uso das tecnologias digitais.
REFERÊNCIAS
Criar e Editar WEBQUEST: disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf
Pesquisa da UNICEF: O uso da internet por adolescentes. disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_uso_internet_adolescentes.pdf
Ciberteologia disponível em: http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/
Marco Civil da Internet. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/912989.pdf
RECURSOS
Laboratório de informática e aparelhos com acesso a internet para continuar as tarefas fora do ambiente escolar.
PROCESSO
- Levantar o conhecimento prévio dos educandos acerca da tecnologia;
- Propor discussão sobre o tema ressaltando os aspectos positivo e negativos;
- Apresentar a ideia da construção coletiva do projeto Cartilha Virtual;
- Traçar os objetivos;
- Separar os grupos com objetivos específicos;
- Compartilhar a produção no blog;
- Construir um prezi para finalizar o processo.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual.
CONCLUSÃO
Apresentação para outras turma do mesmo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário